Colheita líquida

quarta-feira, 1 de abril de 2009


Quando ainda morava no campo, me lembro que meu avô nunca deixou de cultivar a hortaliça nos arredores de casa. Ou haviam canteiros na horta ou, o que era mais frequente, pequenas ramas semeadas diretamente nos córregos que se formavam a partir da água que saia dos tanques de abastecimento de animais. Era uma colheita líquida: apanhar o agrião e brincar na água.


Também próximo da minha casa, a hortaliça era 'cultivada' no pequeno rio, na parte mais interessante, na 'mina' como a chamávamos, de onde via a água encanada e o barro de argila branco que tantas vezes nos levou à bica.


O agrião vem do sudeste da Ásia e é usado há séculos na Europa. Aqui, no Brasil, não encontrei referências da chegada dessa hortaliça. Mas já gregos e romanos a usavam em seus banquetes, cujos pratos sempre tinham como ingredientes as especiarias e saladas picantes.


Há duas linhas na família do agrião (Nasturtium officinale): o de terra seca, que, como a couve, o repolho e o brócoli, é uma brássica, e o agrião d'água (ou agrião-do-rio). Li que o agrião d'água é raro em terras brasileiras e, portanto, não sei dizer se o agrião cultivado no nosso sítio, nos pequenos córregos, é de terra ou de água. Acho que pode ser uma espécie mista, devidamente adaptada às condições locais. Ou talvez seja a espécie Rorippa nasturtium-aquaticum, mais frequente em rios e riachos. Não sei dizer.


A qualidade do agrião depende da cor e brilho das folhas. Quanto mais verdes e brilhantes, melhor. A hortaliça pode ser usada cru em saladas - adoro com bastante limão, sal e pimenta-do-reino para acompanhar churrasco - ou misturada com alface, rúcula e chicória. E vai bem também com sucos de frutas.


O agrião acompanha bem sanduíches, panquecas, rabadas, rocamboles (salgados), pães, molhos, sopas e purês. Os talos, geralmente desprezados, podem ser usados em sopas, misturados no arroz, refogados com temperos e ovos batidos e até como recheio de suflês e bolinhos.

Comments

No response to “Colheita líquida”
Post a Comment | Postar comentários (Atom)