Atire um para declarar o seu amor

quarta-feira, 8 de abril de 2009


Cristóvão Colombo foi quem o trouxe para as Américas. Muito provavelmente, ao lado da banana, é a fruta mais conhecida e usada em todo o mundo. Dele, se aproveita tudo. É originário da Ásia e era desconhecido dos gregos e romanos. Na Europa, entrou pelas mãos dos árabes, pela antiga Pérsia (Irã).


No século XVIII, a marinha britânica o usou como forma de combater o escorbuto. Mas apenas em 1928 se descobriu a propriedade que agia sobre essa doença: o ácido ascórbico, aka vitamina C. A essa altura, já deu pelo menos para imaginar sobre o que trata este post. Ácido, vitamina C, fruta mais usada. Sim, é o limão. Dia sim, outro também, sempre há limão em casa para usar como base de tempero.

Dificilmente abro mão de quatro ingredientes para temperar carnes, peixes e frangos: limão, sal, pimenta-do-reino e alho. Acho essa combinação impecável. Há mais de 70 variedades do limão. No Brasil, popularizou-se a partir da epidemia gripal de 1918 (a gripe espanhola), quando se acredita que o consumo de limão combateria eventuais ataques desse vírus.


O uso do limão é ilimitado: tempero, sucos, aperitivos, refrigerantes, molhos, licores (de casca). Pode se fazer doce de limão, limão em calda, limão cristalizado. O que você quiser. A variedade da fruta abre um monte de possibilidades. Raspas de limão, frequentemente, são usadas tanto para compor produções quanto para decorar pratos.

As variedades mais conhecidas são o limão Taiti, o galego, o siciliano e o cravo (mais conhecido como limão rosa). O limão cravo se adaptou muito bem no Brasil e é comum encontrá-lo em pastos ou na beira de rios.


O fruto conserva-se muito bem. Verde, deve ficar em local seco. Maduro, em geladeira. Mesmo cortado, o limão é útil depois de dois ou três dias. Na cozinha e no bar, algumas produções são praticamente nulas sem o limão. O caso mais famoso é a caipirinha. Depois, é o melhor tempero para ostras. Chás e refrescos ficam melhores quando temperados com gotas de limão. 

Ao cozinhar frutos do mar, basta adicionar algumas gotas de limão para manter as carnes mais brancas e firmes. O limão é barato, de fácil acesso e conservação. Em casa, nós sempre tivemos limoeiros (Citrus x limon), do tipo cravo. Ou, como o chamamos, rosa. Basta ir ao pomar, colher alguns e temperar ali, na hora, com o suco fresquinho. Ah! Fica ótimo para sushi feito em casa, com peixe também nacional.


E tem uma tradição originária da Índia que diz que a mulher, ao se declarar ao futuro marido, atirava-lhe um limão. Parece muito azedo isso? Creio que não. O potencial marido pode muito bem recolher os limões e fazer uma limonada. Ok! São lendas! Mas não custa tentar, né!

Comments

No response to “Atire um para declarar o seu amor”
Post a Comment | Postar comentários (Atom)