Longa vida ao olho de coelho

quinta-feira, 2 de abril de 2009


Espécie pouco conhecida no Brasil, chegou aqui há apenas 26 anos, em 1983. O primeiro cultivo foi feito em unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em Pelotas (RS) por conta do clima temperado daquela região. Apenas em 1990, iniciou-se o plantio em escala comercial, a partir da cidade também gaúcha de Vacaria.


O mirtilo é nativo de algumas regiões da Europa e também dos EUA e tem uma série de espécies. As principais variedades, no entanto, são divididas em três grupos:


- Highbush (mirtilo gigante): originário dos EUA, é a fruta de melhor qualidade tanto em tamanho quanto em sabor. A principal espécie desse grupo é Vaccinium corymbosum.

- Rabbiteye (olho-de-coelho): também dos EUA, cuja principal espécie é a Vaccinium ashei. Produz frutos menores em tamanho e em qualidade.

- Lowbush (mirtilo pequeno): crescimento rasteiro, produz frutos pequenos, voltados para a indústria de processamento.


Das três espécies, a mais promissora para o cultivo em solo brasileiro é a do tipo Rabbiteye. O sabor do mirtilo varia de doce-ácido a ácido e o fruto é uma baga de cor azul escura. O fruto também é conhecido como uva-do-monte.


O consumo do mirtilo pode ser ao natural, como geleia, suco, congelado, iogurte, polpa e licor. A cor, de um azul intenso, explica a grande atração que o fruto exerce sobre o consumidor. Aliado a isso, ao mirtilo estão associadas propriedades funcionais que o classificam como a "fruta da longevidade".


Na Europa, é um dos berries - blueberry, especificamente. Berries são frutas vermelhas e ácidas como framboesa e cereja. Nesse continente, crescem em bosques de florestas temperadas, em regiões cujos invernos são bastante rigorosos. E por isso a dificuldade de reproduzi-las no Brasil. Mesmo assim, além das cidades gaúchas acima citadas, outras localidades como São Joaquim, Bom Jardim da Serra e Urupema, de Santa Catarina, já têm algum cultivo de mirtilo com relativo sucesso.


Panquecas, tortas e até pratos salgados como risoto de camarão usam mirtilo como ingrediente. Nos EUA, é frequente o uso em muffins, tortas e frozens. No Brasil, o mirtilo, cultivado a partir da região Sul, começa a aparecer em supermercados. Esse fruto é um exemplo de terroir importado que, em menos de 20 anos, passa a fazer parte da cultura brasileira e, portanto, incorpora-se ao terroir nacional.

Comments

No response to “Longa vida ao olho de coelho”
Post a Comment | Postar comentários (Atom)