Torça o nariz e vá de trio elétrico

quarta-feira, 15 de abril de 2009


Formada pela união das palavras latinas nasturtium (de nasus, nariz) e torquere (torcer), essa planta tem um nome que, a princípio, nos mantém afastados, já que significa literalmente 'torcer o nariz'. A denominação vem do cheiro desagradável que o mastruço exala.


O mastruço - ou mastruz, masturço, menstruço, mentrasto, mentruz, são-josé, erva-de-são-josé - é a planta Lepidium sativum, ou ainda mastruz ordinário ou agrião de jardim. A despeito dos mais variados nomes, a erva não é tão popularizada na gastronomia.


Ao contrário do que se imagina, que o mastruz apenas tem efeitos terapêuticos, a erva pode ser usada como complemento em saladas, sopas e até mesmo sucos. Tem alto teor de vitamina C, ajuda a aumentar o metabolismo e a eliminação de susbtâncias úricas. Há algumas indicações de uso direto como em tortas de requeijão e de ricota (assim como se usa o espinafre nessas produções) e também para compor molhos de ervas.


O sabor do mastruz é levemente picante e aromático. A planta é originária do Egito e, de fácil cultivo, normalmente é encontrada em hortas e jardins. Pode-se plantar mastruz em pequenos vasos e até mesmo superfícies ralas, apenas cobertas com areia, por exemplo.


Uma famosa mistura que, no Brasil, dá nome a um trio elétrico da Bahia - mastruz com leite - é indicada para o combate à bronquite. Nesse caso, costuma-se misturar folhas de mastruz ao leite e mel. Eu nunca experimentei, mas, por princípio, creio que prefiro ir atrás do trio elétrico a beber tal suco.


Comments

No response to “Torça o nariz e vá de trio elétrico”
Post a Comment | Postar comentários (Atom)