Origem de Julieta

sexta-feira, 10 de abril de 2009



(Suflê de goiaba do restaurante Carlota: um luxo!)

A ausência de acidez dessa fruta a transforma em substituta ideal do tomate para a produção de molhos salgados e agridoces. O Brasil é o maior produtor mundial de uma de suas espécies. Natural da mata nativa das Américas do Sul e Central, a fruta é como o limão: de fácil plantio e disseminação.


A goiaba pode ser verde, branca ou amarela, redonda ou oval, de casca lisa ou enrugada. A polpa também muda conforme a espécie, e vai do branco ao rosa-escuro e do amarelo ao laranja-avermelhado.


Bastante consumida in natura, é ingrediente certeiro para o preparo de doces em calda, pasta, creme, para sorvetes e coquetéis e, claro, para a goiabada. Doce típico da comida caipira sulista brasileira, a goiabada é feita de goiaba, água e açúcar.


Com o queijo de Minas, compõe um dos casais mais famosos tanto da gastronomia quanto da literatura: Romeu e Julieta. A associação entre queijo e goiabada é uma influência da cozinha búlgara.


A fruta da goiabeira (Psidium guajava) tem duas variedades principais: branca e vermelha. No Brasil, as espécies vermelhas Paluma e Rica servem para a indústria de derivados como a goiabada e as espécies Sassaoka e Pedro Sato são para o consumo natural. Os maiores produtores do País são os Estados de São Paulo, de Pernambuco e da Bahia.

Comments

No response to “Origem de Julieta”
Post a Comment | Postar comentários (Atom)