Uxi

domingo, 9 de novembro de 2008


O uxi (Endoplera uchi) ou uixi ou ainda uxipuçu é uma fruta típica amazônica, de coloração verde-amarelado. A polpa do uxi é pequena, de sabor intenso e delicado, e pode ser consumida in natura ou com farinha de mandioca. Também é usada para fazer sorvetes, licores e doces.

A árvore do uxi atinge entre 25 metros e 30 metros de altura e produz madeira valiosa, bastante explorada comercialmente, o que tem reduzido os bosques de uxi na região. O uxi é uma fruta rara. A árvore leva até 15 anos para frutificar.


O fruto tem polpa de textura arenosa e oleosa e produz sumos para sucos e vinhos e também óleos comestíveis e até mesmo azeite. O sabor do uxi fica entre o gosto do abacate e da banana.

O post é reduzido feito o uxi porque não há informações sobre a fruta. A qualidade de exotismo que costuma ser associada a frutas silvestres - da Amazônia, do cerrado ou da caatinga - faz com que esses ingredientes típicos do Brasil sejam vistos mais como curiosidade do que como produtos alimentares.


E esse descaso com o produto local, aliado à necessidade da população local de explorar a madeira, pode levar à extinção de uma fruta pequena que oferece uma série de possibilidades. Na minha pesquisa para escrever os posts deste blog tenho encontrado frutas sobre as quais não tinha a menor idéia da existência. Folgo em pensar que temos uma riqueza de frutas, de peixes, hortaliças e plantas, em geral, que se perfilam feito estrelas nesse imenso firmamento de ingredientes nacionais. Porém, não me sinto tão confortável ao saber que a maior parte de nós, brasileiros, desconhece por completo os produtos da terra que sempre tiveram por aqui, à beira do quintal, e continuam completamente desconhecidos.

Comments

5 Responses to “Uxi”
Post a Comment | Postar comentários (Atom)

Anônimo disse...

Comia Uxi que caia do pé no quintal do vizinho. Bons tempos.
Pena que é tão raro hoje em dia.

3 de outubro de 2009 às 12:28
Redneck disse...

Anônimo, é tão raro que até mesmo para encontrar dados sobre o uxi é difícil. Imagina encontrá-lo in natura. Uma pena. Abraço!

4 de outubro de 2009 às 23:38
Anônimo disse...

Uxi e uma fruta muito saborosa, Que saudade que tenho dessa fruta, e uma das minha favoritas, que pena que só é encontrada em quantidade em algumas regiões do Norte, sempre que posso tomo o sorvete de UXi pra matar a saudade... Gostaria até de fazer algumas pesquisas sobre o fruto... quem sabe...!

6 de março de 2011 às 13:16
Anônimo disse...

Sou Paraense e gosto muito de uxi, com farinha de mandioca bem torradinha hummmm, tenho q me controlar pra não passar da conta!
Só quem conhece q sabe o que estou falando.

13 de fevereiro de 2012 às 17:18
ruth amazonas disse...

NA MINHA INFANCIA MATEI MINHA FOME COMENDO UIXI COM FARINHA SOU DE MANAUS AMAZONAS AKI TEM PÉ DE UIXI HOJE MEU MARIDO COMPROU MEIO CENTRO DE UIXI COMENTO COM FARINHA Q COISA BOA

16 de fevereiro de 2012 às 13:36