Boi da cara preta ou lagartixa ou vaca ou ...

terça-feira, 11 de novembro de 2008


Com as sementinhas na mão, dá para fazer uma infinidade de pratos: Acarajé, Baião de Dois, farofa, salada, sopa e creio que até mesmo doces. Também, o feijão-fradinho (Vigna unguiculata), que é célebre ainda com a alcunha de feijão-de-corda, tem tanto nome que é possível variar os pratos apenas ao ler cada um. São pitorescos, como eu tenho observado em relação aos nomes dos ingredientes nacionais, em geral. Criativos.


As vagens do feijão-fradinho/feijão-de-corda são lisas e cilíndricas, com um monte de sementes, de cor branca ou amarelada, cujo hilo ('olho' do feijão) tem uma orla castanha ou negra, como se o fradinho quisesse se destacar ante um conclave no Vaticano. É impossível não reconhecê-lo diante dessas características.


Mas, esse fradinho, ao contrário dos equivalentes humanos medievais, não registrou direito a história do seu nascimento e não há um dado correto acerca da sua origem: acredita-se que o feijão-fradinho veio da África e dispersou-se, como uma longa corda, pela Índia e demais países.


O fradinho, ao contrário também de seus congêneres humanos, contidos pela lei da castidade, deu cria: há várias subespécies, como o feijão-chicote que, mais promíscuo ainda do que o genitor, gerou inúmeras variedades. Esse feijãozinho está mais para coelhinho, pelo que posso aferir.


O feijão-fradinho/feijão-de-corda e suas derivações são a base alimentar de muitas populações, especialmente as rurais, porque têm alto valor nutritivo e de proteínas. Também, generosamente, são facilmente adaptáveis a solos de baixa fertilidade e com períodos de seca prolongada. Como o Nordeste brasileiro, onde prolifera o feijão-fradinho/feijão-de-corda. E aqui uma contradição: de alta fertilidade, o feijãozinho não se intimida com solos de baixa fertilidade. Natureza sábia, não é não?


Escrevo em duplo nome para não fazer desfeita a ninguém porque os citados, recitados e cantados são os dois nomes mais conhecidos desse robustinho que se espalha feito erva-daninha e alimenta de Norte a Sul do País. Para descansar o(a) leitor(a), descrevo os outros nomes e codinomes dessa sementinha:


- Boca-preta
- Ervilha-de-vaca
- Favalinha
- Feijão-alfanje
- Feijão-besugo
- Feijão-careta
- Feijão-carita
- Feijão-carito
- Feijão-caupi (do tupi)
- Feijão-chicote
- Feijão-chícaro
- Feijão-chinês
- Feijão-congo ou kongo
- Feijão-corda
- Feijão-da-china
- Feijão-de-boi
- Feijão-de-frade
- Feijão-de-macáçar
- Feijão-de-olho-preto
- Feijão-de-vaca
- Feijão-de-vara
- Feijão-frade
- Feijão-frade-comprido
- Feijão-lagartixa
- Feijão-macáçar
- Feijão-macanha
- Feijão-mineiro
- Feijão-miúdo
- Feijão-miúdo-da-china
- Feijão-vinha
- Feijãozinho-da-índia
- Mebauene
- Mucunha

Oxente, menino, que me canso, visse!!! Acabou!!! Eu acho!!! Preciso comer feijão já!!! Fradinho, de corda, de corda, fradinho, fradinho, de corda ...

Comments

No response to “Boi da cara preta ou lagartixa ou vaca ou ...”
Post a Comment | Postar comentários (Atom)