Amém

domingo, 2 de novembro de 2008


Direto de Ribeirão Preto (SP) - No território dos doces, a paçoca e o doce de amendoim estão entre meus prediletos. O amendoim (tupi mandu'wi, enterrado) é a semente da planta de amendoim (Arachis hypogaea). A planta do amendoim é uma erva, da mesma família da ervilha, e, portanto, o fruto é de vagem. O amendoim é originário da América do Sul (Brasil, Paraguai, Bolívia e Argentina) e especula-se que o centro de origem da planta vem da região do Chaco (vales do Rio Paraná e parte do Paraguai).


A referência a Ribeirão Preto se explica: na região, a lavoura de amendoim, de ciclo curto, ocupa 80% das áreas de canaviais na época de reforma desse tipo de cultura. Ou seja, enquanto a cana-de-açúcar é colhida, o terreno vago é ocupado pelo amendoim até que as novas plantações de cana ocupem de novo as roças. E Ribeirão Preto é, como Marília, uma das principais regiões produtoras do Estado de São Paulo. A fábrica Santa Helena, que faz a marca Paçoquita, por exemplo, é de Ribeirão Preto.


O maior uso do amendoim é industrial, para a fabricação do óleo de amendoim, devido à grande concentração de lipídios que a planta contém (algumas espécies geram de 45% a 50% de puro óleo).


Da região original, o amendoim espalhou-se pela América Latina e Central. A Europa conheceu o amendoim somente no século XVIII. Do Brasil, no século XIX, o amendoim foi para a África, numa rota inversa a de vários ingredientes abordados neste blog. Do Peru, foi para as Filipinas, China, Japão e Índia.

A planta do amendoim pode ser chamada de alcagoita (Portugal), aráquide, caranga e carango (Moçambique), jiguba, jinguba, mandubi, manobi, amendubi, amendo mepinda (Angola), mancarra (Cabo Verde e Guiné-Bissau), erdnuss (Alemanha), cacahuete (Espanha), arachide e arachis (França) e peanut (Grã-Bretanha e EUA).


O uso em produções gastronômicas é intensivo, tanto em pratos doces quanto salgados. A forma mais consumido do amendoim é em grãos, torrados ou cozidos. Como aperitivo entre bebidas, o amendoim está presente na maior parte dos bares. A farinha de amendoim tem aplicação na panificação, para doces e salgados.


Olha quantas receitas podem levar amendoim: manteiga de amendoim (que eu adoro!), bolo de amendoim, paçoca, cocada de amendoim, fubá de amendoim, balas, pé-de-moleque, doce de amendoim, amendoim para complementar o tempero da canjica, amendoim in natura, torradinho com temperos, com casquinha, com frutas secas. Amém, amendoim!