Manga que te faz bem!

quinta-feira, 27 de novembro de 2008


A manga é uma das frutas das quais eu mais gosto. Adoro me lambuzar de manga, de sentir escorrer o suco, de ficar com fiapos irritantes entre os dentes. Não acredito em mangas que não têm fiapos! Pronto, está dito!


Ou tem fiapo ou não é manga. Esses cruzamentos genéticos que tendem a deixar manga ou qualquer outro tipo de alimento mais "confortável" não têm nada a ver. Quer coisa mais saborosa que apanhar uma manga do pé e ficar com um bigode amarelo de tanto se esbaldar com mangas? Ora, se você quer chupar manga e se portar como um convidado da rainha Elizabeth, por favor, vá catar coquinhos na Polinésia Francesa!


A manga é a fruta da mangueira (Mangifera L). Não, uma mangueira não 'dá' vacas, e sim mangas. A espécie mais popular é a Mangifera indica. O nome 'manga' vem da palavra malayalam (ou malabar) manga. Olha que original! A manga foi popularizada na Europa pelos portugueses, que a trouxeram de Kerala (sul da Índia), onde a trocaram por temperos.


As mangas são usadas na alimentação das mais diversas maneiras, mas, o consumo mais frequente é da fruta ao natural. A manga é antiga: há registros de fósseis de mangas de 25 milhões a 30 milhões de anos.


A fruta é uma das mais consumidas em todo o mundo.


Pode-se definir a manga como uma fruta soberana: é considerada a rainha das frutas tropicais, pela suculência e sabor; a manga ao natural pode ser degustada de várias formas, com prazer mesmo, sensual como somente pode ser uma fruta dessas (use a sua imaginação).


É ótima para fazer sucos, sobremesas (mousse de manga, pudim de manga, doce de manga), em saladas (crua) e como molho (já experimentou Penne ao Molho de Manga?). Há entre 550 e 1 mil variedades existentes de manga em todo o mundo. No Brasil, as mais cultivadas são: Alphonso, Bourbon, Carlota, Coração de Boi, Espada, Golden Nuggets, Haden, Keitt, Kent, Rosa, Rubi, Sebsation e Tommy Akins. São Paulo e Minas Gerais são os maiores produtores, com 50% da área plantada e 25% do da produção nacional. Mas, a manga é popular também na Bahia, Pernambuco, Piauí e Ceará.


E foi pela Bahia que a manga entrou no Brasil. Em 1700, o Estado recebeu, pelos portugueses, as primeiras mudas de mangueira. Eram mudas indianas. Sempre que me lembro de manga, me recordo dos versos da música de Alceu Valença: "da manga-rosa quero o gosto e o sumo ..." Dá vontade só de pensar!!! É carnal ou não?

Comments

No response to “Manga que te faz bem!”
Post a Comment | Postar comentários (Atom)