Rima boa

segunda-feira, 17 de novembro de 2008


Olha a variedade dessa fruta que é um pão de generosidade: Coelho ao Binot e Purê de Fruta-Pão, Bobó de Fruta-Pão, Nhoque de Fruta-Pão. A fruta-pão (Artocarpus altilis) tem um monte de nomes: árvore-do-pão, castanheira, fruta-de-pão, fruteira-pão, rima, pão-de-massa.


Natural da Indonésia e Nova Guiné, a rima não rimou com a chegada da Corte Portuguesa ao Brasil: o imperador Dom Pedro I baniu a árvore (Ana, me ajude com essa história) e a espécie quase foi dizimada no País. Atualmente, restam poucas árvores no território nacional.


São duas as variedades de fruta-pão: apyrena (ou fruta-pão de massa), sem sementes; e a seminifera (fruta-pão de caroço), com sementes comestíveis.


Os frutos da fruta-pão são grandes e redondos e podem pesar até 3 quilos. As frutas são ricas em amido, proteínas e vitaminas e podem ser consumidas cozidas, assadas, em doces e fritas. Podem se transformar em farinhas, também, com aplicação na panificação e na confeitaria e as sementes podem ser preparadas como castanhas - assadas ou cozidas.


(Nhoque de Fruta-Pão)

A árvore é longeva e vive 80 anos. No Brasil, o cultivo da fruta-pão é possível do Sudeste ao Norte, porque a árvore requer clima tropical úmido para se desenvolver. É comum em pomares no litoral da Paraíba, Alagoas, Sergipe e Bahia.


(Coelho ao Binot e Purê de Fruta-Pão)

A polpa também gera uma farinha granulada que é semelhante ao sagu. E, conforme o prato da foto acima, a polpa se transforma em purê e pode ser consumida frita como batata, com manteiga, mel ou melaço.


(Bobó de Camarão com Fruta-Pão)

As raspas ou aparas da fruta-pão, misturadas com farinha de trigo, servem para fazer um perfeito pão caseiro. E, quando madura, a polpa serve como base de fabricação de doces. Essa fruta rima ou não rima? Rima, claro! Vai bem com tudo, a danadinha!

Comments

No response to “Rima boa”
Post a Comment | Postar comentários (Atom)