Palha de camelo

segunda-feira, 10 de novembro de 2008


Brigadeiro, sopa, bolo, sorbet, peixe e risoto: tudo vai bem com o santo. O capim-santo (Cymbopogon nardus citratus) veio da Índia e se achou no Brasil. De aroma que lembra suavemente o limão, o capim-santo também é capim-limão, capim-cidró, capim-cheiroso, cidró, chá-de-príncipe, capim-cidreira,  belgate, belgata, erva-cidreira, chá-de-estrada, chá-do-gabão, capim-cidrão, capim-cidrilho, capim-de-cheiro, citronela, capim-cheiroso, capim-catinga, patchuli, pachuli, capim-marinho, capim-membeca, palha de camelo e esquenanto.


(Touceira de capim-santo)

A planta é uma touceira, com folhas longas que cortam as mãos. Muitos o confundem com a erva-cidreira (Melissa officinalis). Eu mesmo sempre acreditei que a erva-cidreira que tínhamos a vida toda no sítio onde moramos era erva-cidreira. Não era! Aprendi na faculdade que era capim-santo.


(Sorbet de Capim-Santo)

Lá no interior, tínhamos uma cerca de capim-santo, que passou por erva-cidreira por anos a fio. É uma planta rústica, que se adapta ao solo e clima de qualquer região.


(Brigadeiro de Capim-Santo)

Os compostos químicos do capim-santo - o citral, geraniol, metileugenol, mirceno, citronelal, ácido acético e ácido caprioco - lhe dão um aroma semelhante à lúcia-lima, bela-luísa ou limonete (Aloysia triphylla).


(Sopa de Capim-Santo)

Como várias folhas, o capim-santo é refrescante na forma de suco, especialmente se misturado com limão. E tende a dar um aroma perfumado aos pratos aos quais é acrescido. Experimente. É santo, literalmente.


(Suco de Capim-Santo)

Comments

One response to “Palha de camelo”
Post a Comment | Postar comentários (Atom)

Solange Belém disse...

Gosto de suco de limão e laranja misturado com sumo de capim limão. É muito bom!
E por falar em bom, esse blog é mais que demais. É uma belezura!
rsrs

Sol

1 de agosto de 2011 às 15:34