Juba, leão, manjuba, homem de juba

segunda-feira, 27 de outubro de 2008


Sou um man juba, um homem de juba, um leonino. Há, no universo aquático, um peixe que me define: manjuba (Anchoviella lepidentostole). Manjubinha para os íntimos e para caber no tamanho do peixe que é desssssseeeee tamaninho!!!


A manjubinha também é conhecida como piaba, principalmente no Nordeste. Peixe de água doce, é facilmente encontrado em rios, riachos, sobretudo nas corredeiras. Mas, também é peixe de superfície rasa nos litorais brasileiros.

A manjubinha é feito o lambari, outro peixe de água doce. É abundante, mas, pequena, precisa que muitas se pesquem para alimentar poucos. Peixe pequeno, de no máximo 12 cm de comprimento, tem uma faixa prateada na lateral de corpo.


No Nordeste, as manjubas são bastante frequentes  principalmente no litoral do Piauí. Em algumas regiões, a manjuba é conhecida como sardinha-boca-torta. As manjubinhas têm gosto de sardinha, quando fritas. Mas, por conta do pequeno tamanho, somem na boca na primeira mordida. Com juba e tudo, a manjubinha é deliciosa para acompanhar cerveja, chopp e até caipirinhas.

De pouca frequência no cardápio das regiões Sul e Sudeste, no Nordeste é prato familiar, de consumo doméstico. As receitas variam, mas, as mais comuns são de manjubinhas fritas envoltas no fubá ou na farinha de mandioca.


Em São Paulo, acabei de experimentar a Manjubinha no Fubá do bar Genuíno. Como é rara, me pareceu que até o garçom, num esforço para garantir sua própria manjuba, retirou-nos o prato à mesa antes que a última manjubinha fosse parar nos nossos estômagos.

Antes disso, pude fotografar o prato, convidativo. Vai muito bem com limão e molho de pimenta. Esqueça o molhinho imitativo de molho tártaro ou qualquer coisa assim. Manjuba sem acessórios é pura tentatação e resgate do mais puro Nordeste.

Comments

No response to “Juba, leão, manjuba, homem de juba”
Post a Comment | Postar comentários (Atom)