O alimento de Zeus assemelha-se a um pequeno pomo de fogo: alaranjado ou avermelhado, seria, conforme as lendas, a fruta preferida do senhor do Olimpo. O dióspiro (do grego 'dióspuron') é nativo da China e também bastante popular no Japão.
Aqui (ou seria aki?) é chamado de caqui, kaki (nome da árvore) ou, ainda, dióspiro (nome feio). Se eu fosse politizado, diria que é a fruta da diáspora porque, de qualquer forma, Zeus não era nada diplomático.
O caqui é o fruto do caquizeiro (Diospyros kaki). É uma fruta de caldo, com alta concentração de água, muito doce e mole. O kaki pode ser da variedade vermelha (mais doce e mais mole) ou caqui-chocolate (com listras de cor escura, mais duro e menos doce).
A fruta é do tamanho aproximado da maçã. Mas, como eu disse acima, assemelha-se mais a um pomo de ouro, vulgarmente conhecido como tomate. Rico em cálcio, vitaminas A e C, em ferro e proteína, o kaki é ainda antioxidante.
O uso mais comum do caqui é no consumo in natura, como fruta de mesa. Mas também pode ser encontrado na forma cristalizada, em compota ou em vinagre. No Brasil, a região Sul é a maior produtora de caquis do País.
Comments
3 Responses to “Alimento de Zeus”
Post a Comment | Postar comentários (Atom)
Hm, não sabia que os dióspiros tinham o nome de kaki por aí. As coisas que tu me ensinas. Tenho pena de não gostar do fruto tal é a sua doçura! Enjoo de certeza se o como. Mas,a partir de agora vou começar a chamá-lo de Kaki...soa a exótico e é bem mais bonito do que diópiro, como bem dizes.
11 de março de 2009 às 21:11beijo
Ana
Ana, tenho que te confessar: não gosto de caqui. Acho muito doce também. Mas que é uma fruta exótica é. Beijo!
11 de março de 2009 às 23:02https://supimportados.com/
1 de setembro de 2018 às 23:27Postar um comentário