The book is under the table

sábado, 21 de março de 2009


São dois os livros da seção neste sábado, ambos do polêmico chef  norte-americano Anthony Bourdain (do restaurante Les Halles, de Nova York): "Maus Bocados" - Companhia das Letras - 353 páginas, e "Cozinha Confidencial" - Companhia das Letras - 376 páginas.


Quando publicou "Cozinha Confidencial", Bourdain, que gosta da e busca a polêmica, entrou em confronto direto com uma dezena de chefs estrelados de todo o mundo. Em visita ao Brasil, por exemplo, o grosseiro Bourdain perfilou uma série de críticas a alguns dos restaurantes mais badalados de São Paulo para, no final, elogiar o popular "churrasquinho grego", que há quem defenda que é feito, inclusive, de carne de gato.

Mas, se Bourdain tem um lado obscuro, forjado em cozinhas igualmente sombrias dos EUA, por outro lado o chef e escritor sabe exatamente sobre o que escreve. Em ambos os livros, Bourdain não mede as porções de sal ou açúcar e conta tudo, com sabor ora extremamente ácido, ora apimentado. Mas, nunca, insosso.


Sabe aquela expressão "Alguém tem que fazer o trabalho sujo?" Pois é! Creio que Bourdain se presta exatamente a esse papel para passar a limpo (sem, evidentemente, limpar de fato) as cozinhas norte-americanas e mundiais. Goste-se ou não do estilo rolo compressor de Bourdain, tenho que admitir que o chef norte-americano conta boas histórias e não se furta de dar a cara para bater. Isso, do meu ponto de vista, é uma qualidade, ainda que, em alguns momentos, em ambos os livros, o chef norte-americano se coloque em posições de risco que, num olhar mais acurado, não fecham com os fatos.

De qualquer forma, isso não impede que a leitura de ambos os livros acrescentem conhecimento e prazer e, principalmente, que desmistifiquem o glamour e brilho que, certamente, nenhuma cozinha do mundo tem. Sou mais a gordura, o calor e a fumaça do que os brancos e puros dólmãs e aventais dos chefs estrelados.

Comments

No response to “The book is under the table”
Post a Comment | Postar comentários (Atom)