Tâmara da Índia

sexta-feira, 13 de março de 2009


Chamado de "tamr al-Hindi" (tâmara da Índia) pelos árabes, o tamarindo (Tamarindus indica) é originário da África. Ao contrário de agora, tanto o tamarindeiro quanto o tamarindo eram considerados como árvore e fruta que faziam mal, respectivamente. No entanto, a madeira do tamarindeiro sempre foi tida como invulnerável.


O tamarindo é uma fruta que se desenvolve no formato de vagem, revestida por uma casca fina, dura e quebradiça. A fruta, mesmo, é o que vem dentro da vagem: uma polpa avermelhada e fibrosa. Mas, é uma fruta dengosa: demora 245 dias (mais de 8 meses!) para chegar à maturidade. Meio assim como os humanos. 


Usado na fabricação de sucos, sorvetes, pastas, doces e licores, o tamarindo pode ser aproveitado também como tempero para pratos salgados como arroz, carne, peixes e frutos do mar. No Brasil, o tamarindo é mais facilmente encontrado nas regiões Norte e Nordeste, adaptado às condições climáticas dessas regiões.


Do tamarindeiro, aproveita-se quase tudo: a madeira, a fruta e as sementes que, processadas, são usadas como estabilizantes de sucos e de alimentos industrializados e ainda produzem óleo comestível.


Árvore frondosa, o tamarindeiro produz sombra das mais agradáveis, principalmente nas paisagens tórridas do Nordeste. E, ao mesmo tempo, supre a sede com agradáveis refrescos como o da foto acima, bem típicos das casas e restaurantes nordestinos.

Comments

No response to “Tâmara da Índia”
Post a Comment | Postar comentários (Atom)