Que o caroço lhe seja menor do que a polpa

quinta-feira, 7 de maio de 2009


Tem algumas frutas que são como algumas pessoas: econômicas e metódicas. Algumas espécies de azeitona, por exemplo, têm caroços maior do que a polpa quando tudo o que queríamos era somente a polpa, fibrosa, cheia de sabor. Isso se aplica às pessoas que, por dentro, têm uma constituição completa, quase um caroço que lhes toma a polpa. O que sobra é muito pouco para o consumo, digamos, emocional.


Mas entre as pessoas e as frutas, a despeito da economia de umas e outras, afirmo que as frutas são mais generosas porque posso juntá-las e, com o conjunto, fazer bom uso da polpa coletiva. O mesmo não pode ser fazer com as pessoas, infelizmente.


Assim é a ceriguela, ou seriguela, cuja polpa tem apenas 3 milímetros de espessura, com a maior parte da fruta constituída pelo caroço. A seriguela, ao contrário da polpa, é generosa com as denominações: ciruela, purple mombim, spanhish plu, jocote, ciruela mexicana, ciruela huesillo e ciruel. Origina-se do México e de outras regiões da América Central, e se deu bem nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, a ponto de parecer nativa dessas áreas.


A serigueleira (Spondias purpurea) é uma árvore de altura média - 7 metros - cujos ramos se desenvolvem rentes ao chão. As flores dão origem a frutos isolados ou em cachos. Essas frutinhas são de atraente cor e podem ser consumidas in natura. Quando madura, a seriguela vai entre a cor laranja-avermelhada e amarelada. É bastante semelhante ao cajá e, quando não se conhecem ambas, pode se confundir uma com a outra. A diferença é que seriguela é doce, e o cajá não.


Como outras frutas chamadas de exótica, na falta de definição melhor e por conta de um acesso nem sempre fácil, a seriguela é bastante usada para fazer sucos, sorvetes, licores, vinhos, geleias e compotas.


O Ceará, atualmente, é o maior produtor da fruta. Ao contrário da seriguela, no entanto, o cearense, ao menos os que conheço, não são econômicos no que tange à expansão social. Gosto deles, dos cearenses. Da seriguela? Não sei, nunca experimentei. Os cearenses? Ahãn ... 

Comments

2 Responses to “Que o caroço lhe seja menor do que a polpa”
Post a Comment | Postar comentários (Atom)

Lina Jehle disse...

Já tomou caipirinha dela?!?!? Sorvete de seriguela !! é bão q só !!! kakakakak
Descobri seu blog por conta das pimentas q ganhei,...ando afastada do micro pq teclar com 2 dedos é o mármore do inferno!! kakakak
Continua no tópico das pimentas!! kakakakakakk
bjs, fica bem

21 de dezembro de 2009 às 10:01
Redneck disse...

Oi Lina, seja bem-vinda (respondo com atraso porque estava fora e somente retornei esta semana). Já tomei caipirinha de seriguela sim. Mas a culpa é da caipirinha: primeiro procuro a caipirinha e depois as variações. Beijo e bom ano novo!

8 de janeiro de 2010 às 00:13