Me dá uma bofetada!

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008


Bofetada, sopapo ou chute forte são os significados em tupi para a pitomba (Eugenia luschnathiana). A pitomba é uma fruta tropical, típica da Bahia, e pertence à família da jabuticaba.


Assim como a jabuticaba, a pitomba tem formato arredondado, casca dura e a cor é marrom-clara. A fruta tem dois caroços no interior, recobertos por polpa branca.


A pitombeira é árvore nativa tanto da Amazônia quanto da Mata Atlântica e, portanto, é possível encontrar a fruta no Nordeste, Sudeste e Norte do Brasil, em estado silvestre. Os frutos são comestíveis ao natural e, em geral, a pitomba tem dois caroços. A polpa comestível é fina e suculenta, adocicada e levemente ácida. Madura, a pitomba fica alaranjada.


Em algumas regiões, a pitomba é chamada de caruiri e também de olho-de-boi, pitomba-da-mata e pitomba-de-macaco. A referência ao bicho é porque, nos habitats naturais da pitomba e da fauna nativa, a pitomba é apreciada pelos animais.


Em geral, a pitomba é consumida apenas ao natural. Em Jaboatão dos Guararapes (PE), há a tradicional Festa da Pitomba, com mais de 350 anos, que acontece anualmente dez dias depois da Semana Santa. A festa tem conotação religiosa e celebra, também, a safra da pitomba.

Comments

No response to “Me dá uma bofetada!”
Post a Comment | Postar comentários (Atom)