Chico Balanceado ou Manezinho Araújo?

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008


Em toda pesquisa, o Chico Balanceado desponta como típica iguaria gaúcha. Mas, Santa Catarina e Paraná também disputam o doce. Na outra ponta do País, em Pernambuco, o doce tem o nome de Manezinho Araújo e, portanto, as regiões Sul e Nordeste se conectam por meio de um doce caminho de creme de ovos e açúcar.


(Chico Balanceado)

Afinal, qual é a origem do Chico/Manezinho? E qual foi o primeiro estado a eleger o doce como sobremesa? Em definitivo, preciso de livros históricos sobre a gastronomia brasileira. Tenho encontrado dificuldades em preencher os vazios que o Google não me responde quando perguntado.


(Manezinho Araújo)

Ou, por outro lado, chegarei à conclusão mais simples: no Brasil, como já disse anteriormente no outro blog, não temos registros precisos sobre a comida do passado e do presente. Não há codificação e, portanto, a evolução gastronômica se perde entre as antigas casas de fazenda, moendas, casas-grandes, roçados, senzalas, macombos e por aí vai.


(Chico Balanceado)

Antigamente, a tradição era oral: a avó ensinava a mãe, que passava para a filha, que reproduzia para a neta. As nossas bisavós, na maior parte, eram analfabetas e, portanto, não tinham a menor condição de registrar as receitas.


(Manezinho Araújo)

As histórias perderam-se. A tradição oral acabou. Um e outro detém algum conhecimento e é tudo. Ou se pesquisa decentemente ou não se tem nada, a não ser incertezas. Portanto, esse post fica em aberto. Pelo link a seguir, remeto à receita do Chico Balanceado ou Manezinho Araújo.

Comments

One response to “Chico Balanceado ou Manezinho Araújo?”
Post a Comment | Postar comentários (Atom)

Comi um Sabayon na França que lembra bastante o Chico Balanceado e falaram que é de origem italiana!

26 de fevereiro de 2017 18:59