Abiu

terça-feira, 9 de dezembro de 2008


A abiu (Lucuma caimito) é uma fruta típica da Amazônia. No entanto, é bastante adaptada ao Brasil inteiro e é possível encontrar abieiros desde o Oiapoque (AP) até Santos (SP). A fruta é conhecida pelos nomes de abiu, abiurana, abi e abieiro.


O formato da abiu muda conforme a variedade da fruta e, portanto, os frutos podem ser redondos, ovais e alongados. No tamanho, são comparáveis a ovos de galinha ou de pata. A superfície é lisa e contém polpa gelatinosa, branca ou amarela, ora doce, ora sem sabor e, mais raramente, muito doce. 


A polpa pode ser consumida ao natural ou ser transformada em geléia, suco ou doce.


Ao natural, a abiu deve ser consumida quando estiver bem amarela. Se não estiver no ponto, a fruta costuma liberar uma substância viscosa e grudenta que é de sabor desagradável.


O abieiro começa a frutificar aos três anos de idade e chegar a produzir de 250 a 1 mil frutas a cada ano. A árvore se dá muito bem em locais que não estão sujeitos a geadas durante o inverno. Nas regiões Norte, Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste, há uma grande presença do abueiro. No entanto, a produção é apenas doméstica, de quintais e pomares.


Comments

2 Responses to “Abiu”
Post a Comment | Postar comentários (Atom)

Anônimo disse...

As coisas que aprendo contigo....

Obrigada!

Ana

9 de dezembro de 2008 às 23:06
Redneck disse...

Eu é que fico agradecido por ter ressonância de tamanha generosidade. Beijo!

10 de dezembro de 2008 às 02:29