Camu-camu

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008


Fruta nativa da Amazônia, o camu-camu, conhecida também como caçari e araçá-d'água (Myrciaria dubia), é arredondada e de coloração avermelhada quando jovem e roxo-escura quando madura.


A planta é um arbusto de pequeno porte, silvestre, que ocorre principalmente nas margens de igarapés, rios e lagos, com a parte inferior do caule frequentemente submersa. Por suas características, a planta é capaz de sobreviver submersa totalmente entre 4 e 5 meses.


O camu-camu é parecido com a cereja, porém, é da família da jabuticaba e da goiaba. Como os "berries" - cereja, framboesa, morango, mirtilo - o camu-camu é ácido e o consumo ao natural não é muito comum. No entanto, é doce e vai bem no preparo de refrescos, sorvetes, geléias, doces e licores. Pode ser acrescentado a tortas e sobremesas feitas com outras frutas para dar cor e sabor. A casca da fruta concentra a maior parte do teor nutritivo do camu-camu.


Essa fruta típica da Amazônia concentra o dobro de vitamina C da acerola e mais que o triplo de concentração existente na laranja.


Comments

No response to “Camu-camu”
Post a Comment | Postar comentários (Atom)